sábado, 4 de setembro de 2010

JEÚ PROFETIZADO


JEÚ PROFETIZADO
(Também a Jeú, filho de Ninsi, ungirás rei de Israel; e também a Eliseu, filho de Safate de Abel-Meolá, ungirá profeta em teu lugar.
E há de ser que o que escapar da espada de Hazael, matá-lo-á Jeú; e o que escapar da espada de Jeú, matá-lo-á Eliseu.
1Reis 19.16-17)

INTRODUÇÂO: Eu sonho em receber uma palavra profética, de ter certeza sobre o meu futuro ou pelo menos saber o que Deus espera de mim. Eu desejo muito que o Senhor me “USE” e quero uma palavra que fale sobre como eu posso deixar minha marca no mundo e ser reconhecido. Jeú não foi diferente de mim, só que “essa palavra” era para ele.

Geralmente eu espero receber uma palavra de benção e glória, tipo: “Deus vai te usar para alcançar um povo na Ásia, que não O conhece”. Ou: “Você vai ter o dom de curas. “Muitos serão curados através do seu ministério e mortos até vão ressuscitar só por você ter pisado em cima do chão onde eles estão sepultados”. Mas, sangue?

Foi assim que começou a vida de Jeú, profetizado para ser o rei, e com muitas mortes e muito sangue. Será que era isso que ele desejava?

I Acabe e Jezabel
Naquela época havia um rei chamado Acabe. Acabe era o sétimo rei de Israel e reinou por 22 anos. Acabe foi um rei muito capaz e feroz nas coisas que tinha a ver com guerra. Mas ele também foi o rei mais perverso de todos.
Ele se casou com Jezabel, uma pagã, e esse foi um dos maiores erros da sua vida, pois Jezabel era uma mulher tão malvada, que até foi citada
no livro de Apocalipse (Ap 2.20). E, infelizmente, Acabe não soube escolher uma esposa, muito menos ser o sacerdote de sua família. Por sugestão dela, Acabe construiu um templo para Baal, e esse templo acabou levando a nação de Israel a adorar um deus falso. Jezabel era má e perigosa. Ela não possuía, simplesmente, os
“ouvidos do rei”, mas também o coração dele; uma combinação fatal. Como A rainha Jezabel, tentava exterminar os profetas do Senhor que viviam naquela época. A mulher era verdadeiramente perversa.

O rei Acabe, não de Elias, porque Elias sempre profetizava a verdade, e a verdade em relação a Acabe, sempre tinha a ver com pecados dele, que eram muitos, e por  conseqüências desses, pecados: O Senhor fechou os céus e por três anos meio não houve chuva na terra e Israel.
Acabe manteve durante esses tempos ao redor falsos profetas, para profetizar tudo que ele gostava de ouvir.

É bom pregar sobre avivamento e intimidade com o Senhor, todo mundo gostar de ouvir mensagem assim.
Acabe nunca deu ouvido a Elias, mas gostava de ouvir a tal rainha Jezabel.
Acabe facilmente optava por acreditar na mentira.
II Deus resolve acabar com a raça de Acabe.

Depois de muitos anos de má influência, Deus perdeu sua paciência com Acabe e o fim veio chegando. (1 Reis 21.19).

Acabe era mau, e agora ele tinha a atenção de um Deus irado e pronto para executar justiça.
(1 Reis 21.21-23,25).
Deus tratou com Jezabel também. Ela não escapou.
O chamado de Jeú foi que através da vida dele haveria muito sangue. Jezabel, foi devorada por cães, cães comeram a carne dela!  Nunca pense em virar ração de cachorro.
após tudo isso qual foi à reação de Acabe?

Veja o que diz a Bíblia: “Sucedeu, pois, que Acabe, ouvindo estas palavras, rasgou as suas vestes, e cobriu a sua carne de saco, e jejuou; e jazia em saco, e andava mansamente.” (1Reis 21.27). O homem fez um ato de arrependimento. E nisso Deus falou para
Elias: “Não viste que Acabe se humilha perante mim? Por isso, porquanto se humilha perante mim, não trarei este mal nos seus dias, mas nos dias de seu filho o trarei sobre a sua casa” (1Reis 21.28-29). Bom, ele poupou sua própria pele por um tempo, mas o fim ainda estava para chegar. E que herança ele estava deixando para seus filhos!

Passado três anos de paz, Acabe se reuniu com Jeosafá e eles decidiram atacar Ramote-Gileade (1 Reis 22.17).
                                                                         
Acabe, achando que era muito esperto, decidiu que, mesmo com essa profecia, ele iria para a guerra, mas disfarçado. (1 Reis 22.34-35).

A hora de Acabe chegou e nenhum disfarce poderia salvá-lo. E, assim, Acabe, contra as palavras do profeta, foi à guerra e morreu. E assim, os cães lamberam o sangue dele (vs 38).

Nenhum comentário:

Postar um comentário